domingo, 22 de abril de 2007

Bons comerciais de cerveja sem gostosas

Para fazer comerciais de breja, os publicitários pensam assim: cerveja lembra verão. Verão lembra praia. Praia lembra pessoas vestidas em trajes sumários torrando ao sol, ou seja trajando biquínis, maiôs, sungas ou bermudas. Mas como as pesquisas indicam que os homens bebem mais cerveja são que as mulheres (70% dos homens bebem e apenas 60% das mulheres consomem a bebida), sungas e bermudas são sumariamente eliminados que qualquer reclame. Maiôs também caem fora, pois lembram moças recatadas – o que não combina com verão e tampouco com a felicidade causada pela cerveja. Ficam, então, os biquínis. Luize Altenhofen, Karina Bacchi, Ellen Roche e Juliana Paes estão entre as moças que já usaram tal traje em propagandas de cerveja.

Mas nem todos os comerciais de breja utilizam-se de gostosas de biquíni para atrair seus consumidores. Segue agora uma lista comentada dos reclames de cerveja que fugiram do lugar-comum...

Começo com esse bem bacaninha da Skol, criado pela F/Nazka e veiculado no verão 2006/07. O texto é bacana, evocando a amizade e tal. Acho que a mensagem funciona porque beber é um ato social. A não ser que você seja meio alcoólatra, é bem possível que goste mais de beber acompanhado de amigos do que sozinho. A loucura coletiva dá uma certa alegria... e uma tremenda vontade de chamar os amigos pra beber uma cerveja, na praia de preferência. Dá uma olhada e vê se vc gosta:

Esse da Skol também é muito bacana. Foi veiculado na época da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Ver argentinos se ferrando por causa da malandragem brasileira não tem preço. Tem uma versão gozadíssima com um “torcedor europeu”, que aparece pelado e faz uns gols pro Brasil.

Essa é gringa, de uma cerveja chamada Isenbeck, da Argentina. É sensual, principalmente para os homens que têm fetiche por bailarinas (?), mas não descamba para o mau gosto. Repare como é mais um comercial que tem um tom de malandragem. Tomar cerveja é coisa de malandro?

Quem nunca dançou Macarena? É um símbolo de uma latinidade brega, mas incrivelmente divertida. Afaste o sofá da sala e abra uma Heineken!

Feministas, não me entendam mal. É que o reclame aí de baixo representa uma verdade universal:


Agora tem umas que viajam. Tipo esse comercial da Nova Skin. Qual a relação entre ser “Zé Ruela” e cerveja? Será que a breja deixou o moço consciente de sua condição? No mínimo estranho.


E você, lembra de alguma comercial bacana de cerveja que não tenha gostosas de biquíni. Deixe um comentário!

Abs

Nenhum comentário: